13 de Maio no Futebol

Fonte “O Livro das datas do futebol” de Rodolfo M. Rodrigues

1899 – Fundado o Vitória, em Salvador (BA), como Club de Cricket Vitória. Em 1901, com a entrada dos esportes náuticos, muda o nome para Esporte Clube Vitória. Em 1903, o Vitória passa a praticar o futebol.

1905 – Fundado o Sport Clube Recife por 23 esportistas, na Associação dos  Empregados do Comércio, em Pernambuco.

1906 – Disputado o primeiro clássico do futebol brasileiro. Pelo Campeonato Carioca, o Fluminense vence o Botafogo por 8 x 0. O placar é o maior na história do confronto, chamado de “clássico vovô”, por ser o pioneiro do Brasil.

1913 – Disputado o primeiro clássico entre Botafogo e Flamengo, com a vitória do Botafogo por 1 x 0.

1914 – Numa partida contra o América, pelo Campeonato Carioca, o meia do Fluminense Carlos Alberto recebe o apelido de “pó-de-arroz”. Ex-América, o jogador, que era mulato, tentou encobrir sua pele com pó-de-arroz para evitar preconceitos da torcida aristocrática do Fluminense. O apelido de Carlos Alberto passou depois para o clube.

1947 – Fundado o Criciúma, como Comerciário Esporte Clube, em Criciúma (SC). O clube chamou-se Comerciário até 1978.

1959 – Em um amistoso no Maracanã, a torcida não perdoa a ausência de Garrincha e vaia impiedosamente a Seleção Brasileira. Seu substituto, Julinho Botelho, teve uma atuação brilhante, marcando um gol na vitória por 2 x 0 sobre a Inglaterra, e ganhou aplausos ao final do jogo.

1976 – Morre o ex-jogador do Cruzeiro Roberto Batata, aos 26 anos, na rodovia Fernão Dias. Provavelmente, Roberto dormiu enquanto dirigia um Chevette, que bateu em dois caminhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *