Notícias do Sebrae – Agência CH

Notícias do Sebrae

Programação levou oficinas e palestras gratuitas para municípios de Juazeiro, Paulo Afonso, Sobradinho, Curaçá, Remanso e Sento Sé.

O Sebrae promoveu a 9a edição da Semana do MEI na Bahia. Em todo o Estado, foram 18.330 inscrições. Somente em Juazeiro e outros cinco municípios no norte da Bahia, cerca de 600 empreendedores participaram, na última semana, de oficinas e palestras sobre temas diversos, como planejamento, vendas, finanças, marketing, inovação, acesso a crédito e oportunidades de negócios.

A programação de capacitações foi encerrada em Juazeiro com o palestrante Carlos Carvalho, que apresentou aos microempreendedores individuais estratégias para divulgar seus produtos e serviços, utilizando as novas tecnologias e redes sociais. Com uma apresentação dinâmica, el estimulou a interação dos participantes, criando um ambiente favorável para traçar os perfis empreendedores em sala. Carlos falou ainda sobre a importância de passar uma mensagem clara do negócio, estruturar um ponto de venda atraente, conhecer seu público, inovar sempre e criar estratégias de fidelização do cliente.

Noêmia Pacheco aproveitou bem a semana de capacitações. Ela participou das cinco oficinas e palestras oferecidas no auditório do Sebrae em Juazeiro. Noêmia é professora, mas deixou de lecionar e há quatro anos se tornou MEI. Criou um ponto de venda em casa mesmo, onde vende cosméticos multimarcas, e quer aumentar a clientela e as vendas dos produtos. Por isso, Nêmia foi buscar conhecimento durante a Semana do MEI.

“Em cada oficina, com cada palestrante, eu aprendi algo novo. Foi uma maratona intensa de conhecimento. Decidi ficar uma semana longe da loja para me dedicar ao aprendizado, e já comecei a colocar as dicas em prática. Eu me encontrei na área de vendas e quero oferecer o melhor aos meus clientes, acredito que estou no caminho”, afirmou.

Ana Paula Cardoso também se formalizou como MEI e não abre mão da qualificação para continuar obtendo sucesso no salão de beleza. “Meu foco é a área de finanças, que eu ainda sentia dificuldades. As oficinas nos preparam para fazer investimentos no negócio, calcular e medir riscos e como administrar melhor o dinheiro da empresa. Não perco oportunidades de aprender e crescer”, frisou.

Durante a Semana do MEI, os participantes também tiraram dúvidas sobre as vantagens da formalização, como o acesso aos benefícios da previdência social, taxas simplificadas e acesso a linhas de crédito diferenciadas para essa modalidade. Também receberam orientação sobre a Declaração Anual de Faturamento do MEI, que deve ser feita até o dia 31 de maio, pelo Portal do Empreendedor, no Sebrae ou nas Salas dos Empreendedor.

Para o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, esta edição da Semana do MEI conseguiu atingir um publico diversificado em todos os municípios, proporcionando conhecimento para quem já tem um negócio e necessita melhorar a gestão empresarial e também para quem está se preparando para abrir o próprio negócio e precisava de dicas de planejamento. “A proposta da qualificação é fazer com que o empreendedor amplie seus conhecimentos, adquira técnicas de gestão e inovação e possa aplicar o aprendizado na empresa, para atender melhor os seus clientes e vender mais”, ressaltou.

Lucilene Santos – Agência Sebrae de Notícias Bahia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat WhatsApp CH