Brasão do Município

Juazeiro: Vereador Alex Tanuri propõe resgate de brasão original

Vereador Alex Tanuri, presidente da Câmara Municipal de Juazeiro
Vereador Alex Tanuri, presidente da Câmara Municipal de Juazeiro

Na sessão ordinária, desta terça-feira (18.04), o presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Alex Tanuri, apresentou o Projeto de Lei Complementar em nome da Mesa Diretora, onde dispõe sobre a reconstituição da forma original do Brasão de Armas do município de Juazeiro.

“Eu fui procurado pela professora Rosy Costa, que administra o Museu de Artes de Juazeiro, ela mostrou alguns brasões antigos da época em que Juazeiro foi fundada há mais de cem anos, e a gente viu essa descaracterização que foi feita (no brasão atual). Vou deixar na mão de cada vereador esses brasões, o atual e o antigo para que possamos adequar e dá as características que esse brasão representa para toda nossa cidade”, pontuou o vereador.

“Eu acho que não podemos perder as características da nossa cidade. Entendemos que nós devemos entrar com este projeto, que será votado em plenário, mas iremos deixar à disposição da população aqui na Câmara de Vereadores e, posteriormente, a gente passa para a prefeitura como deverá usar esses brasões”, disse o presidente.

O brasão passará ater as seguintes características:

Escudo circundado por filete na cor prata, de forma, octogonal, dividido em duas faces por uma linha inclinada; a face superior na cor azul ciano (representa o límpido céu que acoberta a cidade) contém 10 estrelas. A maior Delas simboliza a Sede Municipal e as nove restantes, os distritos: Carnaíba, Juremal, Massaroca, Junco, Itamotinga, Pinhões, Abóbora, Maniçoba e Mandacaru.

Face inferior, em tonalidade de ouro (representando o sol da região); detalhes ondulados na cor prata configurando os movimentos das águas do Rio São Francisco, barca à vela transportando produtos da região, casa com cobertura de palha, simbolizando as moradias dos colonizadores, ao fundo, uma carnaubeira (árvore típica da região). Nos flancos internos do escudo ouro, pilhas de pedras brancas representando as caieiras (fonte de renda local).

Na parte superior do escudo, um barrete vermelho (personificação da república); Acima do barrete na cor verde grama, em letras garrafais os dizeres: Município de Juazeiro.

Envolvendo o brasão, desde a base até as laterais, hastes de cana-de-açúcar da região do salitre (em dois tons de verde), evidenciando como produto agrícola local; Abaixo das hastes, ao centro do listal de fita dupla, em letras garrafais prateadas o lema: “AMOR LABORE OMNIA VINCINT”.

Eudes Sampaio – Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *