Festa dos Vaqueiros

Festa dos Vaqueiros deste ano pode bater recorde de participantes e de público

Por Carlos Humberto – texto e fotos
Naldinho, Superintendente de Eventos da Seculte, e Adilson Nunes, presidente da Fevaba
Naldinho, Superintendente de Eventos da Seculte, e Adilson Nunes, presidente da Fevaba (Foto: Carlos Humberto)

Nos próximos dias 29 e 30, Juazeiro se transforma na verdadeira capital do vaqueiro, com a realização da 6ª edição das festividades alusivas à mais valorosa categoria genuinamente nordestina.

Nesses dois dias, estima-se as presenças de 300 vaqueiros e seus preciosos parceiros, os cavalos, se integrando à paisagem urbana da cidade e formando uma coletividade só, unidos em um show coerente e harmônico.

Nesse clima festivo, a Federação de Vaquejada e Desenvolvimento Cultural Baiano (Fevaba), com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, promove pelo sexto ano seguido mais uma Festa dos Vaqueiros com uma programação extensa e diversificada, unindo o religioso e o profano.

O Superintendente de Eventos da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do Município, Josenaldo Cícero, o Naldinho do Kidé, um dos responsáveis pela organização do evento, lembra que “Essa confraternização faz parte da cultura de Juazeiro e é contada desde o momento em que o índio e o vaqueiro encontram a imagem de Nossa Senhora das Grotas”. E conclui: “O vaqueiro integra a nossa paisagem e escreve a nossa história; ele traz a zona rural para dentro dos limites da cidade”.

Para Adilson Nunes, presidente da Fevaca, o acontecimento também serve para fortalecer cada vez mais a classe, agora reconhecida por Lei Federal, de autoria do juazeirense Edson Duarte, e é pano de fundo para a comemoração do Dia Municipal do Vaqueiro.

De acordo com o dirigente, “mesmo em época de vacas magras como agora, é de se louvar a tenacidade e desprendimento do vaqueiro nordestino, que abdica por uns momentos seus afazeres diários na labuta para participar dos festejos de sua classe”. Adilson também ressalta o zelo que os vaqueiros têm com seus animais e indumentárias que os identificam mundialmente.

Os organizadores avaliam uma forte presença popular nos dois dias, para assistir às apresentações dos artistas no palco armado na Avenida Flaviano Guimarães, superando a última edição, quando no mesmo espaço um público entre seis e oito mil pessoas cantaram até o último acorde na madrugada.

Confira a programação de 2017:

Dia 29/09

19h00 – Matheus do Acordeon, Júlio do Acordeon e Tinho do Acordeon

Dia 30/09

07h00 – Café da manhã dos vaqueiros no Ginásio de Esporte

08h00 –  Saída do desfile cívico

11h00 –  Missa na Igreja do São Geraldo

14h00 –  Almoço dos Vaqueiros no Ginásio de esportes

15h00 –  Shows com Chico Justino, Sérgio do Forró, Esquema 2, Rasga Tanga, Acácio e André Mendes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *