Hidroginástica

Projeto criado por agente comunitária de saúde recebe apoio da Secretaria de Saúde

Andréa Meireles/ PMJ

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A iniciativa de uma agente comunitária de saúde está mudando a vida de muitos juazeirenses. É que em novembro do ano passado, Maria Aparecida Cardoso identificou na sua família e na área de cobertura do seu trabalho, um grande número de pessoas com diabetes, hipertensão e obesidade. Com objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para este público, a agente criou um grupo de caminhada chamado “1º passo para saúde”.

As caminhadas começaram tímidas, com a adesão de apenas oito pessoas. Aos poucos o grupo cresceu e o projeto ganhou um novo formato. Com o apoio da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) e de outros colaboradores, hoje Maria Aparecida coordena 223 alunos, em 13 turmas de zumba, hidroginástica e Educação Física.

As aulas são gratuitas e acontecem no clube do Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro (Simserp), em horários diversificados. De acordo com a coordenadora, todos os alunos passam primeiro por uma avaliação física antes de começarem a praticar os exercícios. “A Sesau está sendo uma grande parceira, porque está proporcionando profissionais como nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, para desempenhar funções que eu, enquanto agente comunitária, não poderia desempenhar”, agradece.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Além de fazer bem para a saúde, o exercício físico promove a autoestima do aluno. Claudinéia Maria Bueno (49) começou a freqüentar as aulas do 1º passo para saúde há dois meses. “Eu estava obesa e com pressão alta, então o médico falou que eu precisava praticar exercícios. Já perdi 6 quilos, estou me sentindo super bem, até a minha caminhada já está mais rápida”, comenta.

Para o secretário de Saúde, Plínio Amorim, iniciativas como a de Maria Aparecida devem ser valorizadas. “Na Rede Municipal, temos o registro de 2.294 usuários com diabetes – podendo ser do tipo I ou II, 12.669 pacientes hipertensos e 3.312 pessoas as duas doenças. Aparecida soube reconhecer uma necessidade da sua comunidade e contou com nosso apoio para melhorar ainda mais a qualidade de vida dessas pessoas”, elogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *