Luar do Sertão

Quadrilha Junina de Juazeiro participa de projeto do Governo Estado em Itabuna

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Governador Rui Costa e Quadrilha Junina Luar do Sertão (Foto: Divulgação)
Governador Rui Costa e Quadrilha Junina Luar do Sertão (Foto: Divulgação)

A convite do governador Rui Costa a quadrilha Junina Luar do Sertão da Escola Municipal 2 de Julho da comunidade de Maniçoba, participou nesta quinta-feira (27), do lançamento do projeto Escolas Culturais, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, no Sul da Bahia.

“Foi uma emoção muito grande ter sido convidado pelo Governador para participar do lançamento desse projeto tão importante para o nosso Estado, que vai promover o protagonismo estudantil, integrando a Educação e a Cultura. Quero agradecer e parabenizar a secretária de Educação, Lucinete Alves, ao assessor Isaac Carvalho e ao prefeito Paulo Bomfim pelo incentivo e apoio. Fizemos uma belíssima apresentação que emocionou todos que estavam presentes no evento”, contou o puxador da Luar do Sertão e coordenador do programa Novo Mais Educação de Juazeiro, Dennio Macêdo.

Uma grande festa marcou o lançamento com diversas apresentações culturais, e o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães foi a primeira unidade de ensino a receber a iniciativa, que chegará, inicialmente, a 85 escolas, localizadas em 66 municípios de todos os Territórios de Identidade. As Escolas Culturais vão oferecer atividades nas áreas de dança, arte literária, música e audiovisual.

“Este é um grande projeto, que é a integração da cultura com a escola. Nesses dois anos, visitando mais de 250 escolas, eu vi muitas experiências positivas e resolvemos criar essa experiência de abrir a escola para a comunidade, de trazer a comunidade cultural para dentro da escola”, afirmou Rui, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto. “Até dezembro, vamos botar o pé na estrada, percorrer as escolas e motivar a juventude. O que estrutura a alma do ser humano é cultura. Nós queremos plantar e semear isso dentro da escola”, acrescentou. O Governador agradeceu a participação da Junina Luar do Sertão de Juazeiro e parabenizou o prefeito Paulo Bomfim por sua gestão a frente da Prefeitura.

“A nossa quadrilha Junina Luar do Sertão, da comunidade de Maniçoba brilhou em Itabuna. Obrigada Governador Rui Costa pelo convite e por implantar o projeto Escolas Culturais nos municípios baianos”, ressaltou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves

O projeto, que faz parte do Programa Educar para Transformar, é uma iniciativa conjunta das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Casa Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *