Projeto Minha Cidade Mais Verde – Agência CH

Projeto Minha Cidade Mais Verde

Prefeitura de Juazeiro e Associação de Moradores realizam plantio de árvore nativa no bairro Antônio Guilhermino

Luzete Nobre/SESP

Foto: Divulgação

Com o Projeto Minha Cidade Mais Verde, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), em parceria com associação de moradores, realizou nesta quarta-feira (21), o plantio de 23 mudas de Caraibeira, no bairro Antônio Guilhermino, numa ação focada na arborização responsável. Participaram também da ação os estudantes da Escola Anália Barbosa.

Desde 2017 a gestão municipal, através também da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), vem trabalhando com o projeto de arborização, resultando até o momento no plantio de 1703 mudas e na doação de 3184 plantas nativas e frutíferas.

De acordo com a diretora da Escola Anália Barbosa Neila Ramos, é importante o plantio para que os alunos vejam o ciclo da natureza que eles fazem parte. “Com essa ação trabalhamos, além do meio ambiente, a questão da cidadania. É importante que percebam o meio que fazem parte e que precisam contribuir para que seja um ciclo perfeito. É um grande desafio desenvolver projetos ambientais, porque não pode ficar como uma ação pontual e sim, conscientizar os alunos para manter todo o processo de plantio e conservação”, declarou a diretora.

Foto: Divulgação

A ação de plantio entusiasmou os alunos presentes. Tainá da Silva Souza Soares, estudante do 4º ano, por exemplo, realizou seu primeiro plantio de árvores. “A equipe da SESP explicou tudo certinho. Gostei de plantar. Vou incentivar também meus irmãos e meus pais a plantarem uma árvore lá na porta de casa. Quero ver as árvores
crescendo muito bem”, falou Tainá.

Já Danilo Souza Gomes, disse que “é muito bom colocar em prática o que aprendemos em sala de aula. Gostei muito de ter vindo participar dessa ação social porque essas medidas irão refletir não só na natureza, como também nas nossas vidas”.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Antônio Guilhermino, Antônio Castro, ressalta que a ação é muito importante para o bairro, mas como também para cidade porque fortalece ainda mais a preservação e o respeito ao meio ambiente. “Temos um projeto aqui na associação que incentivamos cada morador adotar uma árvore e plantar na porta de sua residência. Escolhemos esse local para realizar o plantio. Além do espaço que é aberto, futuramente vai ter sombra para as pessoas que assistem aos jogos no campo de futebol”, explicou Antônio Castro.

A ação objetiva contribuir com o meio ambiente, arborizar mais a cidade e valorizar área de grande circulação na cidade. “Vamos continuar trabalhando em parceria com as associações, pois quando a população se sente parte ela não só planta, ela também cuida. E também conscientizar nossas crianças para a necessidade de preservar o
meio ambiente e assegurar os recursos naturais para as futuras gerações”, afirmou Celso Leal, secretário de Serviços Públicos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat WhatsApp CH