Salvador é confirmada sede da Copa América de 2019

Capital baiana será uma das cinco cidades a receber jogos

Comunicação FBF

Com um povo apaixonado por futebol, a Bahia não poderia ficar de fora de mais um grade evento internacional do esporte no Brasil. Em 2019, Salvador estará de volta ao cenário do futebol mundial.

A Capital baiana foi anunciada nesta quinta-feira (14), pela CBF, como uma das cidades sedes da Copa América, que será realizada no país no próximo ano. Para vencer concorrentes e ser escolhida, a Boa Terra contou com um fator importante na disputa: seu retrospecto positivo em competições mundiais.

Em 2013, a quarta cidade mais populosa do país recebeu jogos da Copa das Confederações, na então recém-inaugurada Arena Fonte Nova. O desempenho agradou e a Capital esteve mais uma vez no cenário internacional no ano seguinte.

Em 2014, Salvador não só foi sede da Copa do Mundo, como também liderou o ranking de melhores cidades sedes. A Arena Fonte Nova foi eleita o melhor estádio do Mundial.

Cheia de prestígio, a cidade e a praça esportiva voltaram a brilhar dois anos depois, quando receberam dez partidas do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016. Foram sete duelos no futebol masculino e três no feminino.

Agora, a primeira capital do Brasil e os baianos se preparam para fazer bonito na Copa América. E um dos grandes colaboradores para a escolha foi, mais uma vez, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues.

Há mais de um ano o dirigente já vinha lutando junto à CBF e a Conmebol para que a Bahia fosse uma das sedes da principal competição entre seleções de futebol das nações da Confederação Sul-Americana. Há dez dias, antes de embarcar para a Rússia com a CBF, o dirigente esteve na sede da entidade, no Rio de Janeiro, para tratar dos últimos detalhes antes da escolha.

O anúncio oficial foi feito pelo vice-presidente da CBF e presidente do Comitê Organizador da Copa América, Fernando Sarney, durante encontro entre representantes da Conmebol, em Moscou. Além de Salvador, serão sedes São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A Copa América de 2019 contará com a participação de 12 Seleções. Além das dez Seleções filiadas à Conmebol (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), foram convidadas Japão e Qatar.

Foto capa: Ivan Pacheco / Veja

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat WhatsApp CH