Tecnologia

Aplicativo para celular permitirá acompanhamento dos horários de ônibus em Juazeiro

Débora Sousa/PMJ
Logo do aplicativo CittaMobi
Logo do aplicativo CittaMobi

A partir desta quinta-feira, 13, a cidade de Juazeiro contará com uma nova ferramenta tecnológica para facilitar a vida de quem utiliza o transporte coletivo. A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) lança o primeiro aplicativo para telefone celular específico que indica a chegada e partida de ônibus, é o CittaMobi.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Cittati juntamente com as empresas de transporte coletivo e a Prefeitura Municipal de Juazeiro e funciona da seguinte maneira: os ônibus enviam um sinal para o aplicativo por meio de GPS. Ao clicar, a pessoa consegue verificar em tempo real a previsão da chegada de determinado ônibus na parada. Além disso, indica qual ônibus pegar para chegar ao destino pretendido.

O recurso está disponível para os sistemas IOS e Android. A margem de erro é de dois minutos de atraso ou adiantamento. Uma novidade também é o CittaMobi Acessibilidade – o aplicativo é voltado para deficientes visuais e permite autonomia aos usuários, pois indica por sistema de voz e vibração, quanto tempo leva até a chegada do ônibus na parada, além de todas as informações necessárias para embarque e desembarque.

O aplicativo foi desenvolvido por Luiz Eduardo Porto, que perdeu a visão aos 23 anos e há seis anos conta com a ajuda de um cão-guia. “De casa é possível acionar o aplicativo, programando a parada final de sua viagem, ao identificar o veículo, o aparelho começa a vibrar, um auxilio essencial para nós deficientes, explicou Eduardo.

“Não temos dúvida que a partir do lançamento desse aplicativo os usuários do transporte coletivo terão maior autonomia, uma vez que saberão o horário exato de cada veículo em circulação. Também pelo aplicativo é possível saber qual a melhor linha de embarque para seu destino. Com certeza é mais um investimento do município benéfico para a população” pontuou o Diretor Presidente da CSTT, Vilmar Ferreira.

O lançamento acontece nesta quinta-feira, 13, a partir das 10h na Câmara Municipal Aprígio Duarte, a CSTT convida a população a se fazer presente e prestigiar mais esse investimento do município para os juazeirenses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *